MZM - Construtora

Aço inox na arquitetura: modernidade e versatilidade

13 de dezembro / 2016

blogmzm_noticia161213_01-01

Você já reparou no belo brilho metálico do aço inox nos edifícios? Antes escolhido apenas para projetos mais sofisticados, hoje o aço inoxidável é uma solução prática para arquitetos e engenheiros, e ganha popularidade.

Isso porque o inox é uma excelente opção para a construção civil: resiste à corrosão, ao fogo e a colisões, dura por muito tempo e a manutenção é baixa. Além disso, pode ser utilizado de diversas formas, em muitos acabamentos, e tem aparência atraente e moderna. Pode ser usado em fachadas, coberturas, corrimãos, portas e janelas, pisos e muito mais!
Quer conhecer projetos inovadores feitos com aço inox? Então continue a leitura!

Castelão, Maracanã e Allianz Parque

O estádio de futebol Plácido Castelo (Castelão), em Fortaleza, foi o único estádio na Copa do Mundo de 2014 a utilizar fachada em inox. A fachada foi feita em chapas expandidas de aço inoxidável e vidro. A escolha desse material foi graças à sua beleza, mas principalmente pelas grandes vantagens do inox, já conhecidas: durabilidade, resistência, reciclagem, flexibilidade. Ele também está presente na parte de dentro do estádio, nos corrimões, sanitários, fechaduras etc.
Seguindo este exemplo, durante a última Copa Mundial o Maracanã passou por uma reforma interna que muito utilizou o inox: nas rampas, peças de banheiro, guarda-copos e muito mais.

blogmzm_noticia161213_01-02

Com o estádio Allianz Parque não foi diferente. Essa fortaleza do esporte foi construída pelo arquiteto Edo Guedes utilizando, apenas na fachada, mais de 280 toneladas de aço inox. A escolha desse material trouxe à arena modernidade, beleza e sofisticação.

Sede da companhia VIVO

O prédio da empresa VIVO, no Rio de Janeiro, segue um projeto interessante e original que já havia sido adotado pelo prédio da companhia na cidade de São Paulo. A estrutura de concreto do prédio foi totalmente revestida de aço inoxidável, em dois tipos de acabamento: plano e encurvado.

blogmzm_noticia161213_01-03

Os acabamentos diferentes permitem que o prédio modifique de cor quando é atingido pela luz e que esta luz passe uma sensação de movimento, de mudança de estrutura ao longo das horas do dia. Assim, o inox conseguiu passar as ideias de transformação e adaptação, como era o desejo da empresa.

O inox na decoração diária

A beleza do aço inoxidável também o faz ser escolha certeira no momento de decorar os ambientes internos! Ele está no revestimento de paredes das casas, nas escadas revestidas de chapas em inox, nos armários, nas divisórias dos banheiros, nas pastilhas que cobrem as paredes – principalmente as da cozinha ou do banheiro. Também é possível utilizar o inox de maneira sutil em detalhes das casas e prédios, integrando-o ao ambiente de maneira delicada.

Outras aplicações do aço inoxidável na arquitetura

Este metal resistente também está presente nas colunas de sustentação dos prédios, nas praças das cidades, nas catracas e nos acabamentos dos metrôs, nas fachadas de lojas e dos shoppings, nos bicicletários, nas lixeiras das ruas e muito mais. O inox está presente de forma quase imperceptível em alguns locais e de forma muito chamativa em outros.

blogmzm_noticia161213_01-04

Fonte: brasil.aperam.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *