MZM - Construtora

Dicas para uma mudança tranquila

11 de abril / 2017

Foto: Pressfoto / Freepik
Foto: Pressfoto / Freepik

1. O que passou, passou

Corra longe de levar na sua mudança coisas que você nunca mais vai usar. Não jogar fora tudo aquilo que você não vai precisar vai te custar tempo e espaço
na nova morada.

2. Organize a bagunça

Antes de se mudar, organize aquela bagunça que sempre fica escondida em algum canto. São ferramentas quebradas, brinquedos velhos e roupas que você não usa mais.

3. Não pechinche na mudança

Escolha uma empresa com experiência, seus móveis e geladeira agradecem.
Escolher alguém sem experiência invariavelmente causará dor de cabeça e prejuízo.

4. Recrute os amigos na mudança

Você vai poupar muito tempo se conseguir alguns parentes e amigos para ajudar a encaixotar e desencaixotar as coisas. Se tiver filhos que já tenham idade suficiente pra ajudar, ótimo!

5. Encaixota tudo

Encaixote tudo! Um lugar fácil de conseguir caixas é em supermercados e mercados de bairro.
Caso não encontre de jeito nenhum, dê um pulo no centro de reciclagem da cidade e compre algumas por valor bem baratinho.

6. Crie um sistema ABC

Nem tudo precisará ser desencaixotado já no primeiro dia do seu no novo lar, correto? Então, separe as caixas por prioridade. Se os itens precisarem ser usados já no mesmo dia, reúna-os em uma caixa comum e marque com um grande A nela, que definirá prioridade máxima e vai ser útil na hora de procurar as coisas naquele mar de caixas que será formado.

Se os itens são importantes, mas não essenciais, marque com um B. Se são itens que você só usa uma vez no ano, como decoração de natal, etc, marque com um C, e serão as caixas que vão ser abertas por último. Então, desencaixote A, B e C, nessa ordem.

Aproveite também para marcar as caixas com informações importantes, como cômodo de destino, conteúdo da caixa, frágil e “este lado para cima”.

7. Embrulhe

Você vai precisar de muito jornal e fita adesiva. Quase sempre as coisas que são embrulhadas com jornal ficam com a tinta que as folhas soltam, então depois de desembrulhar você provavelmente vai precisar limpá-las. As empresas de mudança usam jornal sem ser impresso (papel jornal). Para itens que não podem pegar essa tinta de jeito nenhum, o papel seda e o papel ondulado são ótimas alternativas, e você pode comprar em uma papelaria. Estes papéis também são ótimos para dar amortecimento para itens frágeis como copos, pratos e frascos.

8. Deixe tudo mais leve

O papelão das caixas pode ser manuseado melhor se não exceder 25kg de carga por caixa. Tenha isso em mente quando estiver encaixotando.

9. Encaixote antes

Mesmo que você encaixote apenas 2 caixas por dia, em 30 dias você vai ter encaixotado 60 caixas! Comece por locais onde as coisas não são tão utilizadas, como a garagem, quarto de bagunça, quarto de visitas, etc.

10. Faça um kit de sobrevivência

O kit deve ter itens essenciais para passar a primeira noite caso seja tarde demais para ficar fuçando caixas ou caso o pessoal da mudança simplesmente não tiver aparecido ainda (sim, isso pode ocorrer). Alguns itens que podem ajudar nestes casos: comida não-perecível, abridor de latas, pratos descartáveis, utensílios de plástico, garrafas d’água, uma lanterna, algumas toalhas, lençóis, produtos de higiene, cobertor, papel higiênico, caneta e papel, alguns joguinhos ou revistas e uma troca de roupa para todo mundo.

11. Arrume uma babá

Se você tiver crianças, ainda mais se forem pequenas, é uma boa ideia arrumar alguém para cuidar delas enquanto você se envolve com a mudança, nas horas de encaixotar, desencaixotar, etc. As crianças sendo cuidadas não vão te interromper no foco da tarefa e você vai conseguir fazer mais em menos tempo.

12. Regra do Quarto Vazio

Assim que chegar na casa nova defina o Quarto Vazio. Esse quarto vai ser uma zona livre de caixas e vai servir para que você e sua família possam descansar e relaxar de todo o trabalho de desencaixotar coisas; sem olhar pra mais caixas, de preferência.

13. Bichinhos seguros

Se você tiver animais de estimação, tenha um plano pra chegada da mudança. Dessa forma você evita que qualquer acidente possa acontecer com seus bichinhos. Além disso, procure dar uma atenção para eles no primeiro dia, pois mudança de ambiente é mais brusca para eles do que para você e sua família. Animais demoram mais a se adaptar.

14. Primeira noite especial

Faça a primeira noite na sua nova casa a mais especial de todas! Peça comida chinesa, pizza, etc. Uma decoração rápida e prática e muita música. Vai fazer muita diferença e ajudar você e sua família a relaxarem e desestressarem.

15. Bole um plano

Antes de começar a rasgar caixas aleatoriamente, tenha um plano. Sente com sua família para bolar uma estratégia, isso inclui o que vai pra onde e quem é responsável pelo quê. Vai ajudar na organização da mudança com menos stress para todos.

Texto extraído do site minhacasadecorada.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *