MZM - Construtora

Faça limpeza durante a obra para preservar acabamentos e facilitar mudança

29 de março / 2022

blogmzm_noticia161024_04-01

O pintor já está quase terminando o serviço e o que se vê é muita poeira fina da massa corrida ou do gesso lixados. Há ainda serragem do piso de madeira novo, respingos de tinta nos vidros e argamassa grudada esquadrias afora. Bateu o desespero? Quem é que vai arrumar esta bagunça?

O instrutor de formação profissional do SENAI-SP, Nilton Guimarães indica que o fim do caos começa com a ordem no canteiro de obra. “Ensinamos aos pedreiros, assentadores, gesseiros e pintores que o cuidado com a sujeira é parte do planejamento inicial da obra. Primeiro, eles devem monitorar todo o ambiente, analisar o que vai ser feito e proteger o patrimônio do cliente”, afirma.

A limpeza e a organização durante a construção ou a reforma reduzem o trabalho e os gastos ao final do serviço, pois protegem os acabamentos: vale embalar ou cobrir absolutamente tudo com plásticos, papelão ondulado, papel “craft” ou mesmo plástico do tipo bolha. Proteja batentes, pisos, vidros, portas e até móveis, se eles forem mantidos no espaço. Vá criando as proteções conforme os processos são executados e cada etapa vai ficando pronta.

“Tem que embrulhar tudo. Quem ‘perde’ oito horas fazendo isso, economiza dois dias de limpeza pós-obra”, alerta o professor. Por isso, antes de contratar um pedreiro ou uma empreiteira, pergunte sobre este planejamento e como o acúmulo de sujeira, lá no fim, é prevenido.

Limpeza profissional

O dono da residência também pode se precaver fazendo, ele mesmo, a elaboração de um plano detalhado de todo o serviço incluindo etapas parciais de limpeza. Em construções e reformas de espaços industriais e comerciais é comum incluir faxinas intermediárias no cronograma da obra, a fim de evitar a imundície e o desespero finais, sem falar na prevenção de danos aos materiais recém-instalados.

Funciona assim: antes da entrada de assentadores e pintores, é feita uma primeira limpeza grossa, que remove os restos de argamassa e de concreto. A segunda etapa, intermediária, é programada para o momento em que já foi dada nas paredes a primeira demão de tinta. A terceira e última, mais fina, fica para depois do fim da pintura.

Em residências, normalmente, a equipe de limpeza pós-obra entra para a faxina só depois de terminado o serviço do pintor. A entrega da casa tinindo se dá em dois dias e são, em média, cinco funcionários trabalhando simultaneamente. Além de limpar esquadrias, vidros, pisos – porcelanatos, madeira, cerâmica ou pedras -, louças, metais e paredes, a equipe remove também pequenos restos de entulho e embalagens. O trabalho é feito para preservar os acabamentos novos e facilitar a mudança.

A vantagem, além de poupar o esforço do morador, é a eficácia da tarefa executada com o emprego de produtos e utensílios específicos. Por exemplo, se o piso novo é de mármore e acaba de ser polido, é utilizada uma enceradeira industrial com disco de fibra que não agrida a superfície. Para não riscar vidros e esquadrias, restos de tinta são retirados com espátulas plásticas.

Materiais como estopas, panos secos e limpos, buchas e fibras não abrasivas, borrifadores e escovões (tipo mop) entram na conta do contrato e são (quase sempre) fornecidos pela empresa. O orçamento é feito a partir da análise da planta do imóvel, acompanhada de um descritivo da construção ou reforma, que indica qual o tipo de sujeira será limpo. Limpeza durante e após a obra ajuda na manutenção do bom estado dos acabamentos: use equipamentos e produtos apropriados e encape móveis e peças delicadas. Imagem: Getty Images

Limpeza durante e após a obra ajuda na manutenção do bom estado dos acabamentos: use equipamentos e produtos apropriados e encape móveis e peças delicadas. Imagem: Getty Images

Nada de água sanitária

Não importa se você decidiu juntar os amigos para fazer o trabalho por conta ou vai contratar uma empresa especializada e embalou a casa toda: a sujeira é inevitável. Um item básico para por ordem na bagunça é o aspirador de pó, mas se a poeira foi excessiva, a versão doméstica não dará conta do recado. Pense, então, em locar um modelo industrial em sites e lojas de aluguel de ferramentas.

Os produtos de limpeza também vão além do limpador multiúso: são desincrustantes e limpadores gerais com diferentes graus de acidez (pH), específicos para cada material de construção e tipo de crosta a ser removida. Também são usados detergentes neutros e desinfetantes bactericidas, mas, acredite, a água sanitária não faz parte desta lista. Os materiais empregados nesta faxina profunda não são encontrados nos supermercados, estando disponíveis em alguns “home centers”.

Ao se aventurar em uma limpeza pesada como esta, tome alguns cuidados como usar óculos e luvas de proteção, além de botas de borracha. Respeite o “modo de usar” descrito na embalagem, atentando-se especialmente ao volume de diluição e ao modo de aplicação de cada um. E nunca faça misturas! Elas podem ser extremamente tóxicas.

Fontes: Marco Antonio Pereira Porto, diretor operacional da H2Office – limpeza profissional; Nilton Guimarães instrutor de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de São Paulo (SENAI-SP). Consultas: Bellinzoni e Duratto, empresas de fornecimento de produtos de limpeza; Casa do Construtor – aluguel de ferramentas.


Fonte: http://estilo.uol.com.br/casa-e-decoracao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *