MZM - Construtora

Para ter uma faxina completa, lembre-se de limpar o teto

30 de março / 2017

Os tetos podem aparentar que não estão sujos, mas são lugares onde a poeira se acumula (Foto: Shutterstock)
Os tetos podem aparentar que não estão sujos, mas são lugares onde a poeira se acumula (Foto: Shutterstock)

Na hora de fazer uma boa faxina na casa, tem um detalhe que muita gente não lembra, mas que é bastante importante para que a limpeza seja realmente completa. Os tetos podem aparentar que não estão sujos, mas são lugares onde a poeira se acumula e também onde pode ter teia de aranha. Por isso, lembrar de limpar cada cantinho, inclusive no teto, é fundamental para que a faxina seja realmente completa.

Geralmente, o cuidado na limpeza é simples e básico. Mas é importante ficar atento ao tipo de material do teto, afinal, isso vai determinar a forma de como limpar e qual produto usar para não danificar o material. Outro cuidado é para que, ao invés de limpar, apenas espalhar a poeira ali acumulada pelo resto da casa. Isso pode acontecer se a ideia for apenas passar uma vassoura no teto, o que é bastante comum, mas não necessariamente a forma ideal.

“O teto de casa, de uma forma geral, é de cimento, alvenaria, madeira e pvc”, afirma Lucy Karla Mizael, personal organizer, facilitadora doméstica e proprietária do site Dicas da Lucy. Os tetos pintados, geralmente, são laváveis. “No dia a dia, no caso da faxina, pode pegar um pano e molhar na água, torcer, enrolar numa vassoura ou rodo e passar no teto. Desta forma, é possível tirar a poeira”, explica Lucy Mizael.

Para uma limpeza mais completa, a facilitadora doméstica indica usar uma solução caseira. “Em uns cinco litros de água, que é um balde médio pela metade, você coloca duas colheres de detergente, dissolve bem e molha o pano nessa solução para poder limpar o teto”, ensina.

Geralmente, o cuidado na limpeza é simples e básico. Mas é importante ficar atento ao tipo de material do teto (Foto: Shutterstock)
Geralmente, o cuidado na limpeza é simples e básico. Mas é importante ficar atento ao tipo de material do teto (Foto: Shutterstock)

No caso dos tetos de PVC, muitas vezes ele pode ficar amarelado com o tempo. Outras vezes é colocado na varanda e recebe uma quantidade maior de poeira e sol. Para deixar este tipo de material, Lucy Mizael também recomenda o uso de uma solução caseira. “Pode diluir na água o saponáceo cremoso ou então pode fazer uma mistura caseira de água, vinagre e detergente porque o vinagre é ácido e ajuda a remover a sujeira. Em cinco litros de água coloca meia xícara de vinagre e duas colheres de sopa de detergente. Mistura e mergulha o pano de chão comum, torce e passa no teto de PVC”, ressalta.

Para o teto de madeira, ela recomenda o mesmo tipo de limpeza do sugerido para o de PVC. Mas faz uma ressalva importante para que o material do teto não seja danificado ou para quem deseja fazer uma limpeza mais específica. “É fundamental dar uma olhada nas recomendações do fabricante para ver se tem algum produto específico para a madeira que possa passar, caso queira passar algo especial”, complementa a facilitador doméstica.

Lembrar de limpar cada cantinho, inclusive no teto, é fundamental para que a faxina seja realmente completa (Foto: Shutterstock)
Lembrar de limpar cada cantinho, inclusive no teto, é fundamental para que a faxina seja realmente completa (Foto: Shutterstock)

Dicas:

Alguns locais específicos da casa exigem um pouco mais de atenção, já que o teto pode acumular ainda mais sujeira, seja de gordura ou mofo.

Teto da cozinha

Pode se tornar um dos lugares mais sujos da casa por conta da gordura da comida. A mistura do vinagre com água quente pode ser uma ótima ideia para limpar o local com mais acúmulo de sujeira no teto do ambiente;

Teto do banheiro

Por conta da umidade do ambiente, é comum que surjam pontos de mofo no teto. Use uma mistura de água quente e detergente para esfregar com uma esponja. Também existem nos supermercados produtos específicos anti-bolor. Pintar o teto com tinta antimofo e deixar o ambiente arejado podem ser soluções para evitar o acúmulo de mofo no local.

Fonte: revista.zapimoveis.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *