MZM - Construtora

Ponte “Nó da Sorte” na China

16 de março / 2017

BlogMZM_Noticia170317_01-01

Esta é uma ponte localizada na megacidade de Changsha na China; é uma passarela de pedestres com estrutura metálica que conta com 185 m de largura e 24 m de altura e reflete a estratégia de trabalho dos arquitetos em relacionar intimamente as obras com o contexto do entorno.

BlogMZM_Noticia170317_01-02

Após completar uma série de pontes ao redor do mundo, os arquitetos foram convidados para participar de um concurso internacional para projetar esta nova passarela no novo distrito chinês, com uma equipe multidisciplinar composta por integrantes da sede do escritório na China e Holanda. A obra já se tornou um ícone, e foi selecionada pela CNN como uma das pontes mais espetaculares do mundo.

BlogMZM_Noticia170317_01-03

“Nossos arquitetos projetam para clientes no mundo todo, com experiência em projetos para localizações específicas que têm singular relação com o entorno. É também o caso de Changsha, uma cidade que cresce e se transforma rapidamente. O contexto pedia um gesto único para inspirar os transeuntes,” comentou Michel Schreinemachers, sócio da NEXT architects de Amsterdã.

BlogMZM_Noticia170317_01-04

Mil e um passos

A ponte é um projeto chave para o desenvolvimento do espaço público da área, e foi projetada voltada para atividades turísticas, recreativas e ecológicas. Conecta diferentes alturas – as margens do rio, a rua, o parque elevado e suas conexões entre eles. A forma final da ponte é o resultado da união de todas estas rotas, literal e metaforicamente.

BlogMZM_Noticia170317_01-06

“Sua forma é inspirada no conceito da fita de Möbius, assim como a arte chinesa dos nós. Na antiga arte tradicional chinesa, os nós simbolizam sorte e prosperidade,” segundo John van de Water, sócio da NEXT em Pequim. A ponte tem forte apelo imagético na combinação da tradição e modernidade.

BlogMZM_Noticia170317_01-07

A ponte conecta, ilumina e entretém, oferecendo vistas espetaculares do rio, do Lago Meixi, da cidade de Changsha e a cadeia de montanhas do entorno. Graças à sua iluminação com LED, já nasce como atração turística na rota das luzes ao longo do rio.

BlogMZM_Noticia170317_01-08

Arquitetos: NEXT architects
Localização: Di Hua Mei Xi Hu Pan, Yuelu Qu, Changsha Shi, Hunan Sheng, China, 410205
Arquitetos Responsáveis: Bart Reuser, Marijn Schenk, Michel Schreinemachers, John van de Water,Jiang Xiaofei,Jurriaan Hillerström, Luuc Sonke
Área: 185 m²
Ano do projeto: 2016
Fotografias: Julien Lanoo

Fonte: archdaily.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *