MZM - Construtora

Na França, projeto segue a onda das “florestas verticais”.

06 de setembro / 2023

A construção de uso misto assinada pelo arquiteto Vincent Callebaut pretende
transformar o espaço urbano na cidade de Angers.

arboricole-paris-vca-designboom-03

Assim como o italiano Stefano Boeri já planejou as chamadas florestas verticais na Ásia e Países Baixos, agora é a vez do arquiteto franco-belga Vincent Callebaut levar o conceito para a França. O projeto denominado “Arboricole” é apenas conceitual, mas poderia ocupar 9.400m².

untitled

A primeira vista, o desenho lembra mais uma estufa do que um prédio, com vegetação pendendo pelos andares. No entanto, o objetivo do projeto é oferecer espaços colaborativos, restaurantes e, por fim, apartamentos – tudo combinado com séries intricadas de sacadas com jardins.

untitled_1

O design nasceu através da participação de Callebaut em um concurso denominado “Imagine Angers”, que abriu espaço para propostas de transformar a cidade francesa.

untitled_2

Para desenvolver o esquema, o arquiteto contou com a colavoração do desenvolvedor imobiliário Bouygues Immobilier e também da firma de paisagismo Sempervirens, que foi auxiliada pelo INRA (Instituto Francês de Pesquisa Agrícola).

untitled_3

“Viver em um apartamento no coração de uma floresta vertical nos lembra nosso sonho de infância: construir cabanas nas árvores para viver melhor em simbiose com os ecossistemas”, afirma Callebaut, que já levou propostas parecidas para outros locais como as Filipinas, Bélgica e Coréia do Sul.

Fonte: arquiteturaeconstrucao.abril.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *