Baixe nosso Book institucional
A ESPERADA Festa Junina
16 de junho / 2021
Quem não gosta de uma Festa Junina? Dizem até que é a festa mais esperada do ano!
No Brasil, as festas juninas foram introduzidas pelos portugueses no período colonial. Em Portugal, a festa junina tinha o nome de Festa Joanina, possivelmente pelo fato de acontecer em junho ou talvez por causa de São João, que é principal santo da comemoração; motivo pelo qual as festas juninas também são chamadas de Festa de São João.
Desde que as festas juninas foram trazidas pelos portugueses, a comemoração sofreu influências das culturas africanas e indígenas e, por isso, ela possui características peculiares em cada parte do país.
Muitas tradições que acompanham essa comemoração representam os principais símbolos das festas juninas que incluem: as comidas, as danças típicas, os balões, a fogueira, as brincadeiras e as roupas.
Separamos abaixo o “beabá” da festa junina. Quem sabe você não se anima e resolve até organizar a sua própria comemoração.
1. Comidas de festa junina
O milho é um alimento muito importante nessas comemorações e, por isso, diversas comidas de festa junina levam esse ingrediente.
Os principais pratos típicos de festa junina são: pipoca, paçoca, pé de moleque, canjica, cachorro-quente, pamonha, curau, bolo de milho, arroz-doce, pinhão, cuscuz e tapioca.
Já as bebidas mais tradicionais são: vinho quente e quentão.
Todos esses elementos ajudam a compor o ambiente da festa, chamado de arraial. Ali é onde ficam as barraquinhas de comidas e bebidas típicas decoradas com bandeirolas juninas.
2. Danças típicas de festa junina
Nas festas juninas ouve-se e dança-se forró. A quadrilha junina é, todavia, a dança típica da festa. Ela tem origem nas danças de salão na França e consiste numa bailada de casais caracterizados com a vestimenta tipicamente caipira.
Uma coreografia chamada de casamento caipira é feita em homenagem a Santo Antônio, o santo casamenteiro.
3. Balões e fogueira na festa junina
Os balões são tradicionais, embora atualmente existam restrições por questões de segurança. Tradicionalmente, a soltura de balões indica o início das comemorações.
A fogueira também faz parte do cenário da festa.
4. Brincadeiras de festa junina
Brincadeiras como a cadeia, pau de sebo, pescaria, correio-elegante, saltar a fogueira, argola, entre outros, não podem faltar. Estão incluídas também as simpatias – que acabam carregando um pouco do tom de divertimento.
5. Roupas de festa junina
As roupas tradicionais de festa junina são tipicamente caipiras, com vestimentas bem coloridas e de estampa xadrez.
As mulheres usam vestidos coloridos e tranças no cabelo. Já os homens costumam usar camisa xadrez e chapéu de palha. Ambos usam maquiagem para imitar sardas (nas mulheres) e bigodes (nos homens).
E aí, está pronto para o “Arraiá”? Aproveite o mês de junho para participar de pelo menos uma Festa Junina. Se não puder presencialmente, aproveite os quitutes que estão sendo disponibilizados por muitas igrejas e escolas no sistema drive-thru e delivery.
Fonte: todamateria.com.br
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *