Baixe nosso Book institucional
BIBLIOTECA PARTICULAR: 6 MANEIRAS DE ORGANIZAR OS LIVROS EM CASA
07 de maio / 2019
Defina o melhor método de organização para você e crie a biblioteca dos sonhos.
Ter uma biblioteca em casa é o sonho de muita gente. Mesmo que o espaço para guardar os livros seja pequeno, organizá-los de forma especial e padrozinada pode melhorar o visual ou fazer com que fique mais fácil de encontrar os títulos entre as prateleiras.
Para começar, reúna todos os livros da sua casa e conte-os, para ter certeza de que eles caberão no espaço determinado. Devolva as unidades que pegou emprestado e faça a manutenção nas edições antigas que você quer manter, mas estão deterioradas. Aproveite também para doar e compartilhar as histórias antigas.
Com uma visão global da quantidade, eleja a forma de organização que mais te agrada. Abaixo, indicamos algumas formas de criar uma biblioteca em casa.
1. Destaques no centro
Uma dica para facilitar na hora de encontrar os livros que você mais usa é mantê-los no centro de uma prateleira, na altura dos olhos. Evite colocá-los em superfícies muito altas, afinal você não vai querer pegar uma escada para consultas rápidas. Para saber quais merecem receber essa posição de destaque, observe as unidades que estão sempre na sua escrivaninha, criado-mudo ou mesas de canto.
2. Categorias
Separar as unidades de culinária, romance e didáticas é uma boa opção para coleções grandes. Nessa forma de organização, também pode-se criar categorias que façam sentido para você, além do gênero. A única desvantagem desse método é definir exatamente o lugar de cada tema, sem misturar ou confundí-los. Para isso, é provável que você precise de uma estante relativamente grande.
3. Ordem alfabética
Eleja o título ou o nome do autor e ordene os livros. É uma das formas mais claras de organizar, porque não há dúvidas sobre qual deve vir primeiro. Porém, se o seu objetivo é um visual agradável, esse método não é o melhor, uma vez que tamanho e cor não são levados em conta.
4. Cores
Ao contrário de enfileirar por ordem alfabética, criar um sistema degradê entre os livros oferece uma sensação mais agradável ao olhar. Mas, caso você tenha uma coleção grande, encontrar um livro pode ser um pouco mais difícil dessa maneira.
5. Tamanho
Como no ponto acima, o equilíbrio visual é a maior vantagem. A diferença é que, ter os objetos milimetricamente organizados dá uma sensação pouco natural e sem vida na estante. Afinal, um pouco de desordem não faz mal a ninguém. Além disso, medir unidade por unidade leva mais tempo.
6. Ordem cronológica
É um maneira mais profissional de organizar os livros: colocando-os em fileiras de acordo com a data de publicação.
Nesse caso, você também pode ordenar pelas datas que em que você comprou o livro, o que te ajuda a visualizar quais as próximas leituras e quais histórias você conhece há mais tempo. Também fica mais fácil de mensurar o quanto você leu durante o ano. Porém, isso vale mais para acervos pequenos e médios, uma vez que grandes colecionadores, dificilmente, vão se lembrar da época em que compraram ou leram determinada edição.
Fonte: revistacasaejardim.globo.com
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *