Baixe nosso Book institucional
Artista visual Ilana Bessler dá 5 dicas para fotografar melhor decoração
26 de outubro / 2018
Em tempos de Pinterest e Instagram, os apreciadores de imagens de interiores e arquitetura arriscam fotografias de ambientes, mudam móveis de lugar, testam diferentes filtros, tudo para tentar alcançar uma imagem perfeita. Pensando nisso, a reportagem da Casa Vogue pediu para a artista plástica e fotógrafa Ilana Bessler dar 5 dicas rápidas para aprimorar o trabalho de quem gosta de fotografar decoração.
1- Enquadramento
O que incluir na imagem? A decisão do que fotografar é fundamental e deve ser a primeira ação para construirmos uma boa foto de interiores. É importante posicionar a câmera e escolher o que entra ou não em quadro. Se a foto será horizontal ou vertical. Simetria e centralidade são fortes aliados para uma foto agradável aos olhos, diz Ilana.
2- Perspectiva e linhas retas
Mantenha sempre as linhas retas! Paredes, colunas, móveis, todos devem estar em 90 graus ou paralelos em relação ao chão. Tanto a altura de câmera como a escolha da lente podem gerar distorções nas imagens, fique atento, alerta a artista.
3- Organização do ambiente
Em geral temos que tirar objetos de cena para que a foto fique mais harmônica. Podemos também incluir objetos com personalidade como plantas, livros e almofadas. Os espaços entre objetos proporcionam uma sensação de leveza e amplitude, pense em um quebra-cabeça e evite objetos sobreposto. Faça faxina antes do dia de foto! A limpeza do ambiente evitará horas de tratamento no Photoshop. Todos os detalhes são importantes. Preste atenção a sujeiras, aos amassados do tecido, fios aparentes e reflexos.
4- Luz
Uma das principais coisas quando se fala em “foto-grafia” é o uso da luz. Sem ela não é possível registrarmos imagens. Já repararam que as luzes da casa normalmente são mais amareladas que a luz do sol? A dica para uma boa foto de ambiente interno é manter as luzes apagadas e usar e abusar da luz natural. Abrir as janelas e portas para conseguir luminosidade em várias direções da casa. Prefira dias nublados – a luz difusa não interfere no desenho do projeto de arquitetura.
5- Velocidade e diafragma
Coloque a câmera em um tripé ou apoiada. O obturador da câmera precisa ficar aberto por um longo tempo para captar a quantidade necessária de luz para que a foto não fique escura. Tempo maior que nossos movimentos vitais, ou seja, com a câmera na mão normalmente as fotos de ambientes internos ficam tremidas. Cuidado com os ventos que podem balançar os lustres, plantas, etc. Precisamos também pensar no campo focal da imagem. Uma imagem de ambiente requer foco em todos os objetos, diferente de uma foto de detalhe, onde podemos desfocar o que não é tão relevante.
Fonte: casavogue.globo.com
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *