6 tendências de decoração para 2020
10 de março / 2020
Saiba o que vai dominar as novas coleções de móveis e objetos.
Já estamos em março e a sensação de que o tempo está passando rápido demais acompanha a velocidade das mudanças a que temos vivenciado nas últimas décadas. Tudo isso influencia no modo como vivemos em casa. Para saber o que vai ser tendência neste ano, no quesito design de interiores, confira o que nos conta Luiza Loyola, expert do WGSN.
Paleta suave Azuis e verdes foram apontados como cores do ano pelas principais marcas de tinta do mundo e, inclusive, pela Pantone, que elegeu o Classic Blue como o tom para dominar as principais coleções do ano que vem. Mas, além dessa paleta, Luiza revela que os neutros com um ar mais sofisticado seguem em alta, como os beges, off white e cinzas. Além deles, outros tons vão colorir as paletas trendy, como rosa pálido terracota, amarelo queimado e preto opaco. O tom sobre tom também é a grande aposta para 2020.
Ficar em casa é o novo sair “Com a facilidade em ter acesso a lazer e entretenimento dentro dos nossos lares, a casa se torna mais convidativa e conveniente para celebrar ocasiões entre amigos ou, então, como refúgio pessoal”, explica Luiza. Assim, ambientes pensados para receber, como cozinhas e salas integradas serão cada vez mais desejados.
Automação mais acessível Até pouco tempo atrás os assistentes pessoais eram um futuro distante, mas hoje já são realidade em milhares de casas mundo afora. “O número de aparelhos tecnológicos está crescendo em casa, liderados pelos assistentes pessoais acionados por voz”, diz Luiza. Os gigantes da tecnologia, como a Amazon e o Google, conseguiram disponibilizar seus assistentes em diversas línguas e isso fez com eles se democratizassem. Assim, a automação residencial está se tornando cada vez mais acessível.
Espaços para aperfeiçoamento pessoal Segundo Luiza, o movimento de “ficar em casa” também está relacionado com otimizar o uso da casa para se ter tempo de aproveitar experiências importantes fora dela. “Além disso, o trabalho flexível, as novas tecnologias e a preocupação com os gastos são outros fatores que impulsionam a transformação do lar em um espaço para o aperfeiçoamento pessoal”, completa a expert. Exemplo disso, são os hubs para exercícios físicos e os home office.
Casa eco-friendly Entre as principais tendências de 2020, estão os estilos cada vez mais associados à reconexão com a natureza e ao autocuidado. “A sustentabilidade e consumo consciente impulsionaram busca por casas eco-friendly – seja através do uso de materiais naturais e rústicos ou alternativas menos agressivas ao meio ambiente”, revela Luiza. Assim, esse comportamento se traduz num estilo mais orgânico, com tons naturais, muito verde, materiais reciclados e biodegradáveis.
Cores e aromas para estimular sensações “À medida que o design multissensorial se torna mais amplamente adotado, surgem novos produtos e materiais que deixarão sua casa mais acolhedora, energética, relaxante e até para efeitos terapêuticos”, conta Luiza. Mas, como isso funciona na prática? Cores e aromas, por exemplo, serão usados para provocar ou incentivar o humor – seja para relaxar, energizar para o trabalho ou simplesmente para promover sentimentos de felicidade.
Observe também que desacelerar e olhar para dentro estão entre os comportamentos apontados como tendências de decoração para 2020.
Fonte: Decoração
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *