Baixe nosso Book institucional
Moda pós isolamento social
09 de junho / 2020
Nestas últimas semanas, as mídias sociais foram inundadas com imagens do que as pessoas estão vestindo para promover o distanciamento social. Entre ideias inusitadas, por vezes, estranhas, muitos desses looks são uma resposta aos nossos tempos e não exatamente um esforço para criar roupas dirigidas ao mercado de moda.
São peças que refletem sentimentos, arte performática e até fazem uma releitura da moda de séculos passados.
Veja alguns exemplos interessantes.
GAIOLA DE VIME
Esta gaiola de vime foi criada pela empresa de design belga Livable para o projeto Global Call Out to Creatives das Nações Unidas. Foi lançada ainda no início da crise como uma maneira de representar visualmente a distância que devemos manter um do outro para nossa segurança. Mas a roupa também é uma metáfora ao sentimento claustrofóbico trazido pelo confinamento.
CHAPÉUS STRUCTURE
A designer e figurinista italiana Veronica Toppino criou um chapéu com abas muito largas que também cria uma distância entre o usuário e qualquer pessoa que dele se aproxime. Um deles, coberto com tecido translúcido rosa, lembra a moda vitoriana.
Esse outro modelo, apenas uma estrutura de alumínio, lembra a iconografia dos santos nas pinturas medievais
INSPIRADO NA CRINOLINA
A Plataforma de design Multiply a Multiply se inspirou nas crinolinas e criou o Petticoat Dress: uma saia com base ultra larga que mede 2 metros de ponta a ponta, garantindo a distância do usuário de maneira, no mínimo, diferente. As crinolinas – armações usadas sob as saias para lhes conferir volume – foram inventadas no século XV como uma maneira de manter mulheres e homens a uma distância segura. Mais tarde, identificava a classe e privilégios.
Outra versão de saia própria para atividades aquáticas
Moda mais prosaica
Não tão conceitual mas ainda assim lúdico, crianças chinesas no retorno das aulas mantém a distância com divertidos chapéus inspirados em pás de hélices de helicópteros e em alegres asinhas.
De toda essas ideias inspiradoras, as asas, são uma boa aposta para manter a distância de forma graciosa, com grandes chances de virar moda.
Fontes: DW! | MKT MZM
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *