Baixe nosso Book institucional
Reinvente-se
15 de abril / 2020
Negócios em tempos de pandemia
Neste momento o mundo dos negócios está em transformação. Entre adoção de home office, comércio eletrônico, delivery e outras formas de manter as vendas e serviços, grandes e pequenas empresas procuram se adaptar a esse novo panorama.
Muitas delas estão se reinventando para superar o período que, ao que tudo indica, deverá se arrastar ainda por um bom tempo. O que se procura agora é adaptar os negócios às oportunidades do momento com criatividade e um toque de ousadia. Veja alguns exemplos interessantes.
Oportunidade: Um novo serviço
A TempoTem empresa digital de serviços automotivos e residenciais se reinventou rapidamente. Oferecendo a ligação entre consumidores e prestadores de serviços de elétrica, hidráulica, instalações, consertos automotivos, entre outros, percebeu que alguns serviços oferecidos já não faziam muito sentido com o momento. Com o grande interesse por serviços de limpeza e higienização de ambientes, a empresa implantou uma nova atividade em parceria com fornecedores de dedetização para executar higienização utilizando produtos capazes de combater ao novo coronavírus.
O serviço é dirigido a comércios e estabelecimentos de caráter essencial, como farmácias, mercados, agências bancárias, e aos condomínios residenciais, comerciais e corporativos.
Oportunidade: Locações de experiências
O Airbnb ousou em sua plataforma. Com as reduções de viagens e consequentemente de locações de imóveis, alguns anfitriões oferecem agora experiências on line.
É sem dúvida algo novo e instigante que abre possibilidades. Os anfitriões, especialistas em alguma atividade ou hobby, convidam para experiências que podem ser assistidas por uma pessoa ou pequenos grupos. Estão disponíveis desde meras aulas de ginástica até visitas a Chernobyl.
Aula de Yoga com amigos Explore o litoral da Cidade do Cabo com os pinguins africanos
Oportunidade: Barulho do escritório
Aproveitando a dificuldade de adaptação ao home-office de algumas pessoas que sentem a falta da movimentação e do barulho de seus colegas de trabalho, alguns serviços, como o Noisli e Coffitivity, oferecem sons ambientes bem curiosos. São sons de cafeterias, livrarias, restaurantes, além de barulhos externos como chuva, vento e trens.
A ideia, a primeira vista estranha, conta com o apoio de um estudo sobre criatividade da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, indicando que um nível médio de ruído ajuda o cérebro a pensar de forma abstrata.
Há muitos outros exemplos interessantes em prática por empresas que compreendem o sentido de reinventar-se. Muitas ideias acabarão sendo incorporadas definitivamente, provando que o talento humano não tem limites.
Fontes: Airbnb |G1 | Exame | MKT MZM
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *