MZM - Construtora

Para quem ama arquitetura e história: 4 lugares incríveis em João Pessoa

04 de maio / 2021

A capital é famosa por combinar uma rica herança arquitetônica com espaços muito arborizados e diversas praias. Inclusive, a cidade teve seu centro histórico tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 2009. Para quem ainda não teve a oportunidade de conhecê-la, separamos quatro locais incríveis e imperdíveis em João Pessoa que contam um pouco mais sobre o município:

1. Praça Antenor Navarro

Foto: Getty images \ iStockphoto

Um dos principais pontos do centro histórico de João Pessoa, a Praça Antenor Navarro é famosa por seus belos sobrados coloridos, que à noite funcionam como bares e restaurantes. Além das cores vibrantes, a praça reúne diversos exemplos de estilos arquitetônicos em suas construções, principalmente o art nouveau e o art déco das décadas de 1920 e 1930.

2. Mercado de Artesanato Paraibano

O MAP (Mercado de Artesanato Paraibano) também é um dos pontos que merecem destaque na capital. O prédio de dois andares reúne mais de 120 lojas que comercializam o artesanato da região. A entrada é gratuita e o espaço é uma ótima opção para adquirir cerâmicas, peças de madeira e bordados feitos por artesãos locais.

3. Centro Cultural de São Francisco

Foto: Getty images \ iStockphoto

Outro ponto histórico da cidade é o Centro Cultural de São Francisco, que inclui a Igreja de São Francisco, o Convento de Santo Antônio, um Museu de Arte Sacra, e também algumas capelas. O conjunto arquitetônico é um grande exemplo do estilo Barroco no Brasil, e, devido a sua importância, foi tombado pelo IPHAN. Segundo o Instituto, a igreja de São Francisco tem paredes revestidas de azulejos portugueses e seu púlpito é uma obra de arte com um rico trabalho de talha dourada, considerado pela UNESCO como único no mundo inteiro.

4. Parque Zoobotânico Arruda Câmara

Conhecido como Bica por abrigar uma fonte natural de água potável, o parque é um Jardim Zoobotânico com 26,8 hectares bem perto do centro de João Pessoa. O espaço abriga 542 animais de oitenta espécies, além de reunir a vegetação restante da Mata Atlântica. Desde 1980, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep). O nome do Parque é uma homenagem a um botânico paraibano, Dr. Manoel Arruda Câmara.

Fonte: casavogue.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *