MZM - Construtora

10 salas de jantar pequenas para se inspirar

27 de março / 2018

Reunir a família ou os amigos para compartilhar as refeições pode ser um momento muito especial, mesmo que o espaço físico seja limitado. Nossa lista com 10 ideias de salas de jantar pequenas prova que é possível adotar soluções funcionais sem abrir mão do estilo. Confira.

10-salas-de-jantar-pequenas-01

Varanda moderna
Este apartamento de 56 m² na Vila Mariana, em São Paulo, ganhou um ar jovem e moderno após uma reforma de três meses comandada pela arquiteta Duda Senna. Ela fechou o terraço com vidros retráteis e projetou para o local um banco encostado na alvenaria e uma mesa de jantar. “Aproveitamos a bancada de apoio entregue pela construtora e criamos armários suspensos e um gabinete para armazenar o necessário”, diz.

10-salas-de-jantar-pequenas-02

Toque escandinavo
Marcenaria inteligente e móveis antigos reaproveitados são alguns dos recursos do projeto deste apartamento em São Petersburgo, na Rússia, assinado pela INT2architecture. Na sala de jantar, o armário que segue a largura da parede abaixo das janelas pode armazenar livros, talheres, copos, taças e louças – os furinhos nas portas fazem o papel de puxadores.

10-salas-de-jantar-pequenas-03

Mais cor
Uma reforma liderada pelo Estúdio Barino e executada pela Ramos Fagundes Empreiteira transformou o apartamento de 30 m² neste imóvel de 65 m² no Rio de Janeiro. Na sala de jantar, o revestimento cimentício divide o protagonismo com o pendente de impacto, provando que tamanho não é empecilho na hora de criar um ambiente com personalidade. Plantas e um tapete colorido complementam e trazem vida ao décor.

10-salas-de-jantar-pequenas-04

Descontraído e acolhedor
Um jovem casal encontrou a morada ideal no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, mas logo surgiu a dúvida: como decorar um apartamento alugado e deixar tudo com a cara dos moradores? A preocupação foi resolvida com o auxílio da arquiteta Alessandra Amado, que transformou o imóvel de 70 m² com ideias práticas e acessíveis, a exemplo da mesa de jantar com tampo colorido acompanhada de cadeiras Eames. Complementando o décor, a porta em tom escuro e o pendente industrial deixaram o ambiente descontraído e ao mesmo tempo acolhedor.

10-salas-de-jantar-pequenas-05

Industrial e jovem
Este apartamento de 45 m² em Porto Alegre tinha um layout compartimentado. Por isso, a arquiteta Mariana Andrade, do escritório Syndrome Ideas, investiu na reformulação dos ambientes, integrando jantar, cozinha e varanda. Os antigos forros de gesso e madeira foram removidos para aumentar o pé-direito de toda a área – de quebra, a intervenção deixou aparentes as tubulações elétricas e garantiu a estética rústica que o morador aprecia.

10-salas-de-jantar-pequenas-06

Marcenaria inteligente
Os proprietários desta quitinete de 32 m² em São Paulo queriam um espaço para comer e pediram à designer de interiores Adriana Fontana que, se possível, ele ficasse na sala, e não na cozinha. Ela criou, então, uma mesa que sai de um quadro da marcenaria. “Quando se abaixa a mesa, são reveladas prateleiras internas, feitas para guardar utensílios”, diz. A primeira, no mesmo nível do móvel, reserva galheteiro, guardanapo e temperos, enquanto as superiores guardam os copos, pratos e xícaras.

10-salas-de-jantar-pequenas-07

Mesa redonda
Ambientes integrados, linhas retas e uma escala tonal sóbria: o estilo de vida minimalista de um jovem médico foi traduzido pelo escritório do arquiteto Junior Piacesi neste apartamento de 78 m² em Belo Horizonte. A morada deveria seguir uma linguagem contemporânea e ter espaço suficiente para o proprietário receber amigos, descansar e trabalhar. “A primeira providência foi eliminar as barreiras físicas entre sala e cozinha, criando assim uma tipologia de planta ampla e coerente com a dinâmica do morador”, conta Piacesi.

10-salas-de-jantar-pequenas-08

Banco que vira baú
A jovem moradora deste apartamento de 48 m² queria ter um ambiente confortável para receber muitos amigos. Assim, a arquiteta Fabiana Silveira, do SP Estudio, foi acionada para comandar uma reforma que integrou ambientes na área social. Um recurso bem-vindo que veio com os móveis feitos sob medida foi o banco para oito pessoas colocado na sala de jantar para receber convidados em dias de festa. “Além de criar muitos espaços para sentar, ele é um baú para armazenamento”, diz a arquiteta.

10-salas-de-jantar-pequenas-09

Clean e sofisticada
Durante a reforma deste apartamento de 75 m² a duas quadras da praia de Ipanema, uma única parede foi removida. A separação entre a cozinha e a sala veio abaixo e deu lugar a uma bancada com uma placa de espelho corrediça, que serve ao mesmo tempo como bar e mesa de jantar. “É uma arquitetura clean e sofisticada ao mesmo tempo, como o Rio de Janeiro”, diz a arquiteta Carolina Freitas, que assina o projeto ao lado de Gabriela Eloy, do Studio Eloy e Freitas.

10-salas-de-jantar-pequenas-10

Mix de estilos
Nesta sala de jantar eclética, criada pela britânica Maven Belfast, as paredes cinza se combinam a um piso na mesma tonalidade para deixar que os elementos da decoração – nada discretos, neste caso – tomem a atenção para si. Ao redor de uma mesa de madeira, quatro cadeiras Panton desfilam um verde oliva, que também dá o tom dos assentos das poltronas nas cabeceiras. Uma criativa composição arremata o décor no aparador logo ao lado.

Fonte: casavogue.globo.com

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *