MZM - Construtora

Neon, veja como usar na decoração

18 de junho / 2020

Uma das tendências mais populares dos anos 80, o neon, volta a ganhar força principalmente no mundo da moda. Com as cores vibrantes ganhando novo destaque, por que não ousar aplicando a tendência na decoração? Confira a seguir 5 ideias sobre como usar o neon que darão um charme especial ao seu espaço

Em letreiros, móveis e objetos

Cores neon são uma ótima opção para dar personalidade aos ambientes. Por serem cores fortes, você pode usá-las em apenas um móvel ou objeto em um ambiente neutro. Dessa forma, o ambiente ganhará um ponto de cor inusitado e, ao mesmo tempo, discreto. Para quem quer um ambiente ainda mais colorido, é possível combinar objetos de diversas cores neon — como foi feito com cadeiras vibrantes na cozinha da jornalista e apresentadora Astrid Fontenelle. Letreiros em neon, como o do home office rosado projetado pela arquiteta Renata Gaia, também são uma ótima opção para quem quer começar a experimentar a tendência.

Em uma das paredes do ambiente

Para quem procura mais ousadia, é possível usar as cores também em uma das paredes. O resultado é mais chamativo do que quando se usa o neon somente em um móvel, mas ainda pode ser utilizado em um ambiente com paleta predominantemente neutra. Quartos e espaços para crianças são ambientes ótimos para experimentar com o neon, já que o colorido combina com locais dedicados às brincadeiras.

Em combinação de uma ou mais cores neon

Sabemos que não é tão fácil combinar duas ou mais cores fortes entre si, mas quando aplicadas da maneira correta, essas combinações podem render ótimos resultados. É o caso deste hotel havaiano, que combinou verde com vermelho em seu banheiro para criar um ambiente divertido. Já o banheiro projetado por Matali Crasset combinou o azul da marcenaria com toques de amarelo neon. E não são só ambientes vibrantes que podem usar o neon: no caso deste projeto assinado pelo escritório Inside Arquitetura & Design, a marcenaria verde neon dá um charme à sala de jantar, mas o tom neutro e clean permanece no ambiente.
Se você tem dúvidas sobre como conciliar e usar cores, apostar em tons da mesma paleta e subtons é sempre uma opção mais acertada, por exemplo, antes de se arriscar a combinar duas cores totalmente diferentes.

Em um ambiente inteiro

Esta é uma dica para quem está disposto a elevar o nível de adrenalina. Para quem gosta da tendência monocromática, utilizar o mesmo tom de neon nas paredes e também nos objetos do ambiente resulta em um cômodo divertido e cheio de personalidade. Para quem gosta da estética retrô, uma dica é completar o ambiente com obras de pop art.

Em iluminação diferenciada

Apesar de mais elaborada, a luz neon dá um ar criativo e original a qualquer ambiente. Caso não queira instalá-la em uma área grande do quarto, é possível usar a luz neon para dar destaque a alguma estante ou a alguma obra de arte. Você pode também optar por deixar as lâmpadas aparentes e brincar com o formato delas, como é o caso deste espaço de eventos em um hotel na Malásia.

Fonte: Casa Vogue

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *