MZM - Construtora

Truques profissionais para organizar uma cozinha pequena

19 de setembro / 2017

Projeto do arquiteto Carlos Verna (Foto Marcelo Magnani/Casa e Jardim)
Projeto do arquiteto Carlos Verna (Foto Marcelo Magnani/Casa e Jardim)

Manter a cozinha organizada é um desafio dos mais complicados. Potes, panelas, acessórios, eletrodomésticos e muitas outras peças acabam distribuídas em poucas gavetas e armários. Resultado: muita bagunça e pouca praticidade. Casa e Jardim listou algumas dicas para ajudar a resolver esse problema. Confira:

1. Modo de usar
O primeiro passo é pensar na maneira como você utiliza o espaço. Cozinha bastante? Recebe amigos? Passa bastante tempo no ambiente? Assim fica mais fácil definir o que precisa ficar a mão, o que pode ser guardado e o que pode ser doado.

2. Acessibildade
Faça uma lista dos materiais que você mais utiliza e coloque-os em destaque no ambiente. Priorize a facilidade de pegá-los e guardá-los.

3. Cada um no seu lugar
É hora de retirar tudo o que não precisa estar guardado ali! Remédios, materiais de escritório, de limpeza… O lugar deles não é na cozinha!

4. Organização dos itens
As peças mais utilizadas devem ficar ao alcance do olhos. São elas: pratos, copos e tigelas. Os potes devem ocupar os espaços baixos do armário e os eletrodomésticos usados com menos frequência, como máquina de pão, por exemplo, as prateleiras mais altas.

5. Gabinetes
Esse tipo de móvel é excelente para organizar os utensílios de cozinha. Lembre-se de usar as primeiras gavetas para as peças mais utilizadas no dia a dia. Dica: um vaso de cerâmica ou uma moringa em cima do gabinete traz mais charme ao ambiente.

6. Cores
Aposte no monocromático! Usar cores da mesma paleta traz sensação de amplitude aos espaços. Além disso, a combinação confere um ar de limpeza à cozinha.

7. Espaços verticais
Em cozinhas pequenas, é fundamental aproveitar todos os espaços, incluindo os verticais. Que tal apostar em nichos de vidro nas paredes? Para quem gosta de inovar, uma boa ideia é transformar as laterais da geladeira em imã para receber algumas ferramentas.

8. Estilo industrial
Se a sua cozinha é realmente mini, aposte em um gabinete com rodinhas. A peça pode ser levada facilmente de um lado para outro e até servir de ilha. Vai receber amigos? Deixe o móvel na sala. Outra dica é investir em um que possa também servir de barzinho.

9. Despensa
A limpeza da despensa faz parte de um cozinha organizada. Uma solução é agrupar os alimentos por tipo e guardá-los em potes.

10.  Estante
Ainda falta espaço? Um armário a mais pode não ser a solução ideal. Que tal apostar em uma estante ou prateleiras?

Fonte: revistacasaejardim.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *