MZM - Construtora

10 dicas para deixar o cafezinho ainda melhor

06 de abril / 2018

Figura registrada e de cheiro irresistível. Confira os melhores truques de como fazer café, a bebida queridinha dos brasileiros ainda melhor.

cc10_mimo_01

Que café é um dos queridinhos por aqui todo mundo sabe. Quentinho e cheiroso, serve para abrir o dia com o pé direito ou para ajudar a se manter firme até o fim daquela semana cheia. De acordo com a Associação Brasileira da indústria de café (Abic), a bebida é a segunda mais consumida aqui no país. Para te ajudar a extrair o melhor desse grão, trouxemos algumas dicas e ensinamentos fáceis e que vão fazer toda a diferença. Já pode colocar a água para ferver!

1 Torra e moagem

A torra do grão deve ser recente para potencializar o sabor, portanto, moer na hora é o mais indicado. A dica é comprar o grão em pequenas quantidades para consumi-lo o mais fresco possível.

2 Na cafeteira elétrica
Em geral, o ideal são cerca de seis a oito colheres (sopa) de café para um litro de água, o que varia com a preferência de cada um.

3 Validade
Após torrado e moído, o café perde rapidamente a cremosidade e o sabor. Quando embalado e armazenado adequadamente, conserva as características por um período de até quatro meses após sua fabricação.

4 A água
Deve ser fresca e pura. Prefira filtrada ou mineral, para evitar a adição de produtos que possam alterar o sabor do café, como flúor ou cloro.

5 O frescor da bebida
Vinte minutos após o preparo, o cafezinho começa a oxidar, deixando o gosto levemente amargo.

6 Dispense o café antigo
Jamais misture a bebida já preparada sobre o pó (novo) para renová-la. O café ficará áspero e amargo.

7 Embalagem
Ela preserva o máximo do sabor e frescor do café. As mais adequadas são a vácuo, que impedem que o pó sofra alteração ou perca o aroma.

8 Como armazenar em casa
O café é um produto extremamente perecível e sensível ao oxigênio, à luz e às altas temperaturas. A melhor forma de conservá-lo, seja em grãos ou moído, é mantê-lo no próprio pacote e armazená-lo em local fresco, para que seus ricos óleos e aromas não sejam perdidos instantaneamente.

9 Café gourmet
Para os amantes, prefira o grão tipo arábica, considerado uma das melhores opções. Maior e mais maduro, produz bebidas saborosas. Fique atento aos grãos pequenos, com defeitos ou esverdeados. Eles favorecem uma bebida de qualidade inferior, que pode ter característica azeda ou amarga.

10 Curiosidade
O café coado apresenta um teor de cafeína mais alto que o expresso. Isso porque a água fica por mais tempo em contato com o café, extraindo mais cafeína.

Fonte: revistacasaejardim.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *