MZM - Construtora

Café da manhã: tomar ou pular?

28 de abril / 2022

Café da manhã da Comedoria Gonzales, no Mercado de Pinheiros (Foto Lucas Terribili / Divulgação)
Café da manhã da Comedoria Gonzales, no Mercado de Pinheiros (Foto Lucas Terribili / Divulgação)

Em uma rotina acelerada é extremamente comum sacrificar refeições para ganhar tempo. Quem nunca preferiu dormir um pouco mais, ao invés de acordar para preparar o café da manhã? Mas é importante ficar atento: a primeira refeição do dia pode ser um combustível bem mais potente do que esses minutinhos a mais de sono.

Nos últimos anos, diversos estudos questionaram a ideia do café da manhã como a refeição mais importante. De acordo com a Associação Americana do Coração, quem se alimenta logo que acorda tende a ter taxas menores de doença cardíaca, hipertensão arterial e colesterol elevado. Mas, ao mesmo tempo, a Associação diz que as evidências científicas não sustentam o argumento de que quem pula esta refeição pode ser prejudicado. “Antes a gente enfatizava muito essa necessidade de ter que tomar café da manhã, hoje respeitamos o organismo de cada um”, explica a nutricionista Karin Honorato. Isso porque, com o avanço das pesquisas, já se sabe que existem pessoas que vivem muito bem sem comer de manhã, mesmo passando um longo período de jejum.

Deixe o café da manhã mais agradável enfeitando as peças da mesa com elas (Foto Lufe Gomes/Editora Globo)
Deixe o café da manhã mais agradável enfeitando as peças da mesa com elas (Foto Lufe Gomes/Editora Globo)

Tudo isso varia de corpo para corpo, por isso é necessário conhecer o seu e ter acompanhamento de um profissional da saúde. “Se você tem tendência para fraqueza, tontura, hipoglicemia, ou pratica atividades matutinas é importante tomar o café da manhã”, esclarece Karin. O mesmo vale para crianças, gestantes e idosos. E, em todos esses casos, a primeira refeição do dia precisa ser completa: uma combinação entre carboidrato, proteína e gorduras boas (azeite, castanhas, sementes). A quantidade ideal depende de cada pessoa, mas devem ser porções moderadas de cada nutriente.

O que você faz no café da manhã reverbera nas suas próximas refeições
Comer carboidrato em excesso pela manhã pode disparar uma vontade de comer mais carboidratos ao longo do dia. Já a opção por proteína ajuda a inibir a fome na parte da tarde, porque ela alimenta e dá energia. Por isso, conheça seu corpo e saiba se é preciso ou não acordar mais cedo para preparar seu café da manhã.

Fonte: revistacasaejardim.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *