MZM - Construtora

Férias escolares na pandemia: Como lidar com as crianças em casa?

12 de julho / 2021

O meio do ano é marcado pelas férias escolares. Mas 2021, assim como 2020, está sendo um ano bastante atípico, as crianças pouco foram às escolas para as aulas presenciais, tiveram que se adaptar ao sistema de ensino online e mantiveram suas atividades em casa.

Como a pandemia ainda não acabou e a recomendação é continuar com o distanciamento social e permanecer em casa, a psicóloga Luciana Miraldi, dá algumas dicas de como enfrentar este momento com leveza e diversão, confira na sequência da matéria.

· Cozinhar – pense em refeições simples e gostosas e coloque a criança para ajudar, desde a separação dos ingredientes até o momento final do preparo. A criança pode ajudar a fazer doces, bolos, pizzas, sanduiches, sucos, salada de frutas, entre outros.

· Organização de armário – Prepare um ‘desfile de moda’ para a criança ter a oportunidade de ver o que usa e não usa mais, e separar para doação aquilo que não serve. O desfile também pode ser feito com as roupas dos pais, o que as crianças adoram. Coloquem uma música, escolham um lugar da casa e divirtam-se.

· Fazer Bolhas de Sabão – As crianças vão amar ficar no quintal ou jardim brincando com as bolhas.

· Escrever livros de histórias – a criança pode deixar sua imaginação tomar conta, escrever suas histórias e ler para os pais, para os avós, entre outros.

· Assistir filmes em família – reúna a família, pode ser à noite, façam o momento cinema com direito a pipoca.

· Jogos – existem muitos jogos que podem envolver toda a família e tornar esse momento divertido.

Embora muitas brincadeiras estimulem criatividade, coordenação motora, atenção e outros requisitos importantes para o desenvolvimento da criança, Luciana alerta que os pais não precisam se preocupar com a evolução escolar dos pequenos. “Importante sempre lembrar que as crianças estão de férias, momento de brincar, se divertir, criar e se alegrar. Não é momento de exigir desempenho acadêmico, mas sim de deixá-las livres e felizes”, reforça.

Cuidados

A tecnologia é importante, mas pode ser perigosa. Por isso, recomenda que os pais controlem o tempo de uso dos eletrônicos. Luciana diz que as férias são uma oportunidade para brincar e interagir com as pessoas que estão em casa. “Sabemos que a rotina dos pais nem sempre permite que eles estejam presentes o tempo todo com as crianças e, com isso, os eletrônicos acabam tendo o papel de entreter os pequenos. Mas os pais devem estimular os filhos a brincarem e realizarem atividades sozinhos, sem depender dos eletrônicos para se distraírem”, afirma.

Por fim, Luciana orienta que os pais consigam um tempo de qualidade com os pequenos. “Um tempo de qualidade é um tempo de atenção plena, é o momento que os pais devem estar inteiros para as crianças, sem preocupações com o trabalho, com o dia seguinte e, em especial, longe dos celulares. Os pais devem se envolver com as crianças, entrar na brincadeira e se divertirem juntos. Não importa se esse tempo é vinte minutos ou uma hora, se for com amor e atenção a criança se sentirá amparada, amada e feliz”, finalizou.

Fonte: bjd.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *