MZM - Construtora

Lançamentos de imóveis residenciais crescem 70% no país

24 de outubro / 2016

blogmzm_noticia161024_01

Em agosto, o número de lançamentos de imóveis residenciais no Brasil foi 70% maior do que no mesmo mês de 2015, segundo levantamento mensal divulgado nesta terça-feira pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), da USP (Universidade de São Paulo). Em agosto deste ano foram lançadas 4,6 mil unidades residenciais no país, ante as 2,7 mil lançadas doze meses atrás.

No acumulado de 2016, os lançamentos totalizaram 38,6 mil unidades, volume 18,5% superior ao observado no mesmo período de 2015. Considerando os últimos 12 meses, o total lançado (70 mil unidades) representa um avanço de 4,3% sobre o período anterior. Os números surpreenderam o setor. Grandes construtoras e incorporadoras, como MRV e Cyrela, haviam divulgado recentemente retração de dois dígitos no número de seus lançamentos no terceiro trimestre deste ano.

As vendas também avançaram, crescendo 1,4% sobre o mesmo período do ano passado. De acordo com a pesquisa, em agosto foram vendidos 9,3 mil imóveis residenciais – primeiro avanço do indicador desde junho de 2015.

Ao final de agosto de 2016, as empresas disponibilizavam 116,2 mil unidades para compra. No mesmo período, foi vendido o equivalente a 7,7% da oferta do mês, leve queda em relação ao calculado para agosto de 2015 (8,2%). Com isso, estima-se que a oferta final de agosto seja suficiente para garantir o abastecimento do mercado durante 13 meses, mantido o ritmo de vendas do mês (9,3 mil unidades por mês).

“Esperamos que esse movimento seja consistente”, afirmou o vice-presidente executivo da Abrainc, Renato Ventura. “Mas reforçamos que ainda não se trata de uma tendência ou de uma retomada do setor.”


Fonte: http://www.metrojornal.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *