MZM - Construtora

10 spas pelo mundo com arquitetura de tirar o fôlego

20 de março / 2018

Spa na Ilha de Maiorca
Spa na Ilha de Maiorca
Piscina pública em Bagneux
Piscina pública em Bagneux

Bem-estar está diretamente ligado ao ambiente onde estamos. Para quem gosta de um bom Spa, sauna ou piscina para relaxar, a arquitetura faz toda a diferença para a experiência ser realmente completa. Apaixonados por tratamentos e arquitetura, atenção: segue abaixo a lista dos espaços mais desejados do mundo!

Löyly
Löyly

O que eles têm em comum? Integram-se às paisagens ao redor e criam ambientes e possibilidades para que o público admire cada detalhe da natureza local e brincam com a luz natural e os reflexos das águas. A fluidez das piscinas e ofurôs também costumam aparecer em curvas arquitetônicas. Os que optam por traços mais rígidos, buscam materiais que permitem uma ligação mais direta com a terra.

Para lavar o corpo e a alma!

Therme Vals
Therme Vals
Therme Vals
Therme Vals

1. Therme Vals por Peter Zumthor

Localizado no Cantão dos Grisões, na Suíça, este é definitivamente o lugar dos sonhos para qualquer amante de arquitetura e bem-estar. Os banhos termais (existem opções frias e quentes!) acontecem em ambientes sóbrios, construídos com pedras locais sobrepostas em camadas e em diferentes tons, idealizados pelo arquiteto suíço Peter Zumthor em 1996.
Se a integração com o meio ambiente é tendência nos últimos anos, Zumthor foi visionário e coerente com a função do edifício que estava desenhando. O prédio é parcialmente submerso na encosta e é coberto por um telhado de grama, tornando-o quase invisível por alguns ângulos.

Experiência para a vida: banho ao ar livre sob as torneiras de bronze gigantes!

Piscina pública em Bagneux
Piscina pública em Bagneux
Sauna pública em Bagneux
Sauna pública em Bagneux

2. Piscina e sauna em Bagneux por Dominique Coulon & Associes

A piscina de Bagneux, perto de Paris, foi ampliada em 2014 pela arquiteta Dominique Coulon & Associes. Os espaços feitos de concreto cinza claro têm formas orgânicas e um jogo de luzes que aproveita os reflexos da água. O projeto cria, ainda, um túnel de linhas arquitetônicas fluídas que contrastam com os ângulos retos das outras piscinas.
Repare: A luz muda com o movimento da água. Bem lindo!

Spa na Ilha de Maiorca
Spa na Ilha de Maiorca
Spa em Ilha de Maiorca
Spa em Ilha de Maiorca

3. Spa e piscina da Ilha de Maiorca por A2arquitectos

Construído em 1967, o Hotel Castell dels Hams na Ilha de Maiorca, na Espanha, sofreu alterações recentes para celebrar a luz do Mediterrâneo e o diálogo entre arquitetura e natureza.

Foi o momento, então, de criar esse maravilhoso SPA em uma área independente. As áreas da piscina, sauna e salas de massagem ganharam, então, um adorno minimalista e poético: aberturas quadradas pelos espaços permitem a entrada de luz natural.  Pelo lado de fora é possível ver o telhado pontilhado pelas janelas cirando uma bela dança de reflexos no interior e um ar um tanto futurista!

Löyly
Löyly
Löyly
Löyly

4. Sauna Löyly por Avanto Architects

Construída em 2016 em Helsinki, na Finlândia, esta sauna pública assinada pelo Avanto Architects fica em uma antiga área industrial da cidade que está ganhando ares residenciais. Localizada no porto, a Löyly (que significa o vapor resultante ao jogar água em pedras quentes em uma sauna) precisava ter uma estrutura flutuante que resistisse às altas ondas e à pressão de blocos de gelo no inverno.
Em tempo: Existem apenas 5,4 milhões de finlandeses, mas 3,3 milhões de saunas.  Tem gente que sabe viver!

SPA do The Dolder Grand desenhado por Norman Foster
SPA do The Dolder Grand desenhado por Norman Foster
SPA do The Dolder Grand desenhado por Norman Foster
SPA do The Dolder Grand desenhado por Norman Foster

5. The Dolder Grand Spa por Norman Foster

Outro starchitect que já pensou sobre wellness: Norman Foster! O SPA do The Dolder Grand em Zurique fica no edifício novo criado junto ao histórico e é cheio de linhas sinuosas. A paleta de cores remete ao prédio antigo, as paredes perfuradas garantem um interessante jogo de luz e sombra e a fluidez da arquitetura acompanha o movimento das águas da piscina e tratamentos.

Tschuggen Spa criado por Mario Botta
Tschuggen Spa criado por Mario Botta
Tschuggen Spa criado por Mario Botta
Tschuggen Spa criado por Mario Botta
Tschuggen Spa criado por Mario Botta
Tschuggen Spa criado por Mario Botta

6. Tschuggen Spa por Mario Botta

Outro SPA que está no topo da lista dos arquitetos é o Tschuggen Spa criado por Mario Botta, em Arosa, na Suiça! Além do edifício assinado, esse centro de bem-estar construído em 2006 tem a vista como um dos pontos altos: quem não amaria fazer uma sauna ou mergulhar em um banho quente olhando para a bela vegetação dos alpes coberta de neve? Botta soube aproveitar a paisagem e construiu vários “gomos” envidraçados que nascem de uma estrutura maior encravada no terreno criando uma configuração geométrica interessantíssima. Os volumes chamados pelo arquiteto de “árvores de luz” se revelam inusitados e funcionais!

Hotel Spa La Romana
Hotel Spa La Romana
Hotel Spa La Romana
Hotel Spa La Romana
Hotel Spa La Romana
Hotel Spa La Romana

7. Spa e Hotel La Romana por Isaac Peral Codina

Este SPA em Alicante, na Espanha, construído em 2012 com uma pedra local chamada de Marble Rojo Alicante, está perfeitamente integrado à paisagem vermelha ao seu redor.  Austero e chic, o edifício tem uma arquitetura que oferece uma experiência sensorial especial com jogos de luz e água.  As rachaduras no mármore esculpido garantem as entradas de luz pontuais e ambientes cheios de mistério propondo momentos de introspecção. O teto reflete o brilho da água e em alguns momentos abre também para a trabalhar a favor da luminosidade garantindo que as ambientes não sejam pesados apesar da sólida e pesada matéria prima. O toque da pedra também contraiu para o bem-estar e a sensação de conexão com a natureza.

Uppgrenna Nature House
Uppgrenna Nature House
Uppgrenna Nature House
Uppgrenna Nature House

8. Uppgrenna Nature House por TailorMade arkitekter

Este centro de bem-estar em Uppgrenna, na Suécia, tem espaço para yoga, meditação, além de um restaurante para você tomar café e infusões com ervas plantadas no local (vale visitar o bosque de limão no terreno!)

O escritório Tailor Made Arkitekter demoliu parte do antigo galpão vermelho e completou o edifício com uma estufa de vidro que se estende até o telhado. Os ambientes são cheios de plantas para garantir a temperatura baixa e a estufa permite um circuito fechado local de reciclagem de resíduos de esgoto.  A estrutura garante, ainda, a possibilidade de cultivar plantas de zonas em climas mais frios ou quentes demais.  A vista para o Lago Vättern garante um clima nostalgico!

9. Green T. House Bath House Residence por Jinr

O que não falta na China é casa de chá. Mas a Green T. House, em Pequim, é especial. Criado em 1997 pela artista JinR o espaço é também uma deliciosa ( e zen!) e design oriented spa com piso de granito e peças como a luminária da flos desenhada por Marcel Wanders em homenagem ao Achille Castiglioni. No centro de um dos espaços uma piscina larga e rasa com perfume de chá verde e uma estátua de um cavalo com uma lâmpada saindo da cabeça. No restaurante, cozinha contemporânea chinesa também com atenção nos detalhes estéticos.

Vinothérapie SPA
Vinothérapie SPA

10. Vinothérapie SPA por Frank Gehry

Este SPA na cidade medieval de Elciegona, na Espanha, foi desenhado por ninguém menos que Frank Gehry. O rei das curvas criou um telhado a partir de placas curvas de titânio suspensas em ângulos diferentes que refletem a luz – o que alça os tons de rosa e lilás de algumas faces, lembrando que o edificio fica no meio de uma vinícola. Procure por tratamentos especiais e locais como o Barrel Bath, no qual os  convidados mergulham em um esfoliante de bagaço de uvas.

Fonte: casavogue.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *