MZM - Construtora

As cidades mais felizes do Brasil. Região Nordeste

12 de agosto / 2019

Ainda que a felicidade seja um conceito subjetivo, alguns indicadores de qualidade de vida ajudam a medir a satisfação e o bem-estar dos brasileiros.

A Revista Bula reuniu em uma lista, as 26 cidades mais felizes do Brasil, considerando uma por estado. Para isso, foram avaliados os municípios que obtiveram melhor pontuação em quatro estudos  que analisam fatores como renda, longevidade, educação, emprego, saúde, segurança pública , saneamento básico e trabalho.

Nesta semana mostraremos por onde anda a felicidade no Brasil. Cada dia, falaremos de uma região do país.

Iniciamos nossa série com a Região Nordeste:

Alagoas, Penedo. 65 mil habitantes. Às margens do Rio São Francisco, Penedo foi o primeiro povoado de Alagoas, fundada no século 16. É considerada uma das cidades mais bonitas do estado.
Bahia, Santo Antônio de Jesus. 100 mil habitantes. A 187 km de Salvador, a cidade é conhecida como a “Capital do Recôncavo Baiano”. Nos indicadores de qualidade de vida, apresenta bons índices, principalmente nas áreas de educação e saúde.
Ceará, Barbalha. 60 mil habitantes. Localizado na Região Metropolitana do Cariri, a cidade possui um dos melhores IDH do Ceará. É um tradicional polo agrícola, responsável por grande parte da produção hortifrutigranjeira na região.
Maranhão, Carolina. 24 mil habitantes. Às margens do Rio Tocantins, Carolina é popularmente conhecida como “Paraíso das Águas”, por abrigar muitas cachoeiras e belezas naturais, incluindo o Parque Nacional da Chapada das Mesas.
Paraíba, Cabedelo. 67 mil habitantes. Considerando o PIB interno bruto per capita, é a cidade mais rica do estado. A economia local se baseia, principalmente, no comércio, indústria e exportação. Também se destaca o setor de turismo, movimentado pelas belas praias.
Pernambuco , Fernando de Noronha. 3 mil habitantes. Além da beleza, o arquipélago se destaca pelos altos índices de educação, renda, segurança e saúde. Em pesquisa realizada por alunos da Universidade Federal de Pernambuco, 71% dos moradores se declararam muito felizes com a qualidade de vida na ilha.
Piauí, Floriano. 60 mil habitantes. Nos últimos anos, a cidade investiu em educação e se tornou um reconhecido polo educacional no estado, com uma ampla rede de instituições de ensino públicas.
Rio Grande do Norte , Caicó. 69 mil habitantes. Caicó é a principal cidade da região do Seridó, atrai milhares de turistas todos os anos para a Festa de Sant’Ana, tombada como patrimônio imaterial do Brasil.
Sergipe, Barra dos Coqueiros. 30 mil habitantes. Localizada na Região Metropolitana de Aracaju, a pequena cidade, abriga o mais importante porto de Sergipe

Amanhã falaremos da Região Sul. Não perca!

fonte: Revista Bula

Os estudos avaliados pela Revista Bula são os quatro relatórios a seguir:  o Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, publicado pelo PNUD, que classifica as cidades brasileiras de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), baseado em estatísticas públicas oficiais; o Atlas da Vulnerabilidade Social e o Atlas da Violência, divulgados pelo IPEA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *